Sunday, April 08, 2007

OPA

A Sociedade do Polo Norte anunciou hoje, num comunicado lido pelo seu CEO, o Sr. Pai Natal, o lançamento de uma OPA sobre a Companhia dos Coelhos da Páscoa.

O Pai Natal anunciou a oferta de um valor superior a 1.4 vezes a última cotação da CCP, citando as sinergias logísticas e operacionais que a fusão das duas companhias originaria como justificação para o elevado prémio apresentado. O mercado fala ainda da necessidade das duas companhias ganharem dimensão num mercado de distribuição de brinquedos dominado pela multinacional norte-americana MacDonald's (que através das ofertas de brindes para crianças na sua gama Happy Meal se tornou a maior empresa distribuidora de brinquedos do Mundo) e ante a ameaça asiática - as crianças chinesas não acreditam no Pai Natal nem no Coelho da Páscoa, antevendo os analistas um investimento considerável de educação do mercado para que qualquer uma destas empresas se pudesse estabelecer nesse apetecível mercado, um empate de capital considerado demasiado elevado para ser feito por qualquer uma das duas separadamente.

Face a estas notícias, as acções da CCP estavam a valorizar-se 32% e as da SPN 14% à hora de fecho das bolsas europeias.

O Sindicato dos Coelhos da Páscoa já fez saber em comunicado divulgado há instantes que se opõe a esta OPA, dado a prevísivel reestruturação decorrente da fusão das duas companhias - relembre-se que parte das sinergias logísticas referidas pelo Pai Natal pressupõe que o próprio Pai Natal passará a distribuir os Ovos da Páscoa e as Amêndoas de Chocolate às crianças na Páscoa (fazendo uso da tecnologia patenteada "Down the Chimney") e que uma parte considerável dos Coelhos passará a vestir-se de duende e a embalar e tratar da operacionalização de encomendas no Polo Norte. Como tal, o Sindicato dos referidos coelhos acaba de convocar uma greve e manifestação à porta do Polo Norte como acção de protesto contra esta OPA.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home