Sunday, July 01, 2007

Vou ser um olímpico!

Comecei hoje oficialmente os meus treinos para representar a selecção portuguesa de natação nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008!

Os treinos começaram de forma light, na piscina municipal de Castro Verde, longe das atenções do Mundo e dos media, tendo feito algumas 'piscinas'. A minha maior preocupação com este dia de treinos foi, decisivamente, começar a habituar os meus músculos ao intenso esforço do exigente estilo de natação que escolhi para representar Portugal.

Não há ainda muitos especialistas mundiais exclusivamente focados em "nadar à cão", e eu assumo que quero trazer, no mínimo, uma presença na Final A desta modalidade para Portugal. Para dedicar à minha terra que me viu nascer!

Apesar de este ser o ano de estreia enquanto estilo autónomo nos jogos olímpicos (alguns atletas de países africanos já se celebrizaram por introduzir de forma espontânea e criativa este estilo nos "50 metros livres" de alguns campeonatos), prevê-se uma adesão massiva de atletas (é precioso não esquecer que este é o estilo mais nadado em todo o Mundo, praticando, inclusivamente, por bebés de escassos meses de idade, e deixando a larga distância o número de praticantes de outros estilos olímpicos, como a mariposa) oriundos, nomeadamente, das principais potências da natação, tornando mais complicada a minha missão - estou especialmente preocupado com os australianos e os norte-americanos, que têm uma tradição e apoios do estado muito fortes (eles têm mais piscinas municipais como as de Castro Verde do que Portugal).

Mas, o que é importante, é dignificar a modalidade e dar a conhecer o desporto, nomeadamente "nadar à cão", aos nossos jovens portugueses, apresentando a modalidade como uma alternativa viável para que não caiam nos abismos da droga.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home