Saturday, December 15, 2007

Distribuição de brinquedos no Natal ameaçada

O Sindicato de Duendes do Polo Norte (SDPN) lançou hoje um pré-aviso de greve para os dias 20, 21, 24 e 25 de Dezembro, ameaçando, assim, paralisar a distribuição de brinquedos e comprometendo seriamente a sua entrega neste Natal.

O sindicato tomou esta medida como forma de protesto pelo crescente peso que os brinquedos produzidos na China, nomeadamente na região de Guagdong, estão a conquistar no cabaz de ofertas de Natal. "Relembre-se que estes brinquedos são produzidos por pequenos operários chineses não sindicalizados, e sem qualquer tipo de regalia ou protecção social!" avisou o presidente do SDPN, acrescentando que "a ameaça do lucro fácil da globalização imperialista paira sobre a cabeça dos duendes trabalhadores do Polo Norte!".

O Pai Natal, Chairman da Sociedade do Polo Norte (SPN) já avisou que a crescente produtividade dos operários chineses e a melhoria significativa da qualidade dos brinquedos do Extremo Oriente, já permitem uma comparação directa do custo dos factores de produção operária entre o Polo Norte e Guangdong, o que motiva a deslocalização da produção, ao mesmo tempo que desvaloriza as referências a trabalho escravo chinês, colocando o ênfase na certificação das unidades fabris na China. Ao mesmo tempo, lançou um aviso sério aos duendes, relembrando que "Os serviços mínimos são para cumprir, consoante a Lei!".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home