Demissão
Acabei de descobrir que um amigo meu alemão se "demitiu da Igreja" - a expressão em inglês foi "resign from Church". Foi a uma "Loja do Cidadão" alemã e disse, "despeço-me"! Assim, sem mais nem menos! Sendo de um pequeno país com uma forte presença católica, confesso que esta é uma ideia nova para mim! A possibilidade de alguém desistir oficialmente da sua religião é algo que nunca me ocorreu! Antes de mais, imagino que, a utilização da frase "demito-me da minha religião" deverá, automaticamente, condenar o indivíduo ao mais profundo dos infernos, onde ficará a arder para toda a Eternidade - mas, convenhamos, como, vai na volta, nos dizem sempre que tal nos vai acontecer (quer porque vimos mulheres desnudadas quando tínhamos 13 anos, porque lemos notícias sobre padres pedófilos ou porque usamos preservativos), isso, na realidade, não é nada de novo.
Depois, porque não estou a ver como é que isto pode ser tratado a um nível operacional. Ou seja, ele demitiu-se. Tem ou não tem direito a um subsídio? E, depois, como é que isto é tratado a nível de panorama de religiões? Ele passa a ser um "agente livre" no mercado, como um futebolista? As outras religiões podem abordá-lo para alinhar na religião deles? Têm ou não que pagar direitos pela formação espiritual prévio do recém-demissionário? E será que, numa Igreja a nível empresarial, alguém está neste momento com um gráfico em powerpoint a dizer, "Perdemos outro e desde o início do ano o turnover dos nossos recursos religiosos tem aumentado, o que faz perigar o nível de aceitação da nossa fé e os nossos objectivos para 2012"?
E, em termos de identidade e visual? Será que ele ainda pode entrar em igrejas e usar crufixos? Ou é barrado? Ou, pior ainda, como acontece com os vampiros, será que assim que ele vêm um crucifixo começa a arder? Estilo, espontaneamente, enquanto esperneia furiosamente por todos os lados? Isso pode tornar-se mesmo chato se quiser visitar monumentos históricos!
Bom, não sei - mas descobri que, por causa disso, ele vai passar a poupar o imposto religioso, ou seja, vai passar a pagar menos impostos...
0 Comments:
Post a Comment
<< Home