Defeso eleitoral - pré-época municipal
Com a confirmação da candidatura de Elsa Raposo à Câmara Municipal de Cascais pelo PPM, aguarda-se ansiosamente o anúncio de mais candidaturas de figuras do jet-set nacional a cargos camarários, no que se adivinha um defeso entusiasmante na pré-época eleitoral.
Fala-se com cada vez mais insistência na candidatura de Lili Caneças à Presidência da Junta de Freguesia da Damaia. "Adoro o som do gelo a bater nos copos nas festas! Se ganhar, vou dar uma grande festa na Cova da Moura com os meus amiguinhos e os meus eleitores queridos e fofos". Transeuntes anónimos da referida área residencial já se manifestaram publicamente, expressando o seu apoio incondicional à candidatura de Lili e avançando com a encomenda de centenas de gorros passa-montanhas e sacos com a inscrição "É favor depositar os seus pertences aqui!"
Kumba Ialá poderá ser, ele também, um forte candidato à Câmara de Lisboa. Afirmando-se como o candidato amado pelo povo, o ex-Presidente guineense culpa directamente o governo português de ingerência na democracia do país africano. Recorde-se que o 'Homem do Barrete Vermelho", que poderia ter feito fortuna em filmes natalícios de Hollywood como o mítico "Ajudante do Pai Natal", foi deposto pelo Tribunal Constitucional do seu país, por tentativas de autocracia (algo que ninguém sabe muito bem o que é, mas que se desconfia esteja relacionado com automóveis) e instauração de um regime ditatorial (algo que sabemos o que é, porque temos cá o Alberto João Jardim). Kumba Ialá garante agora que vai responder na mesma moeda, preparando-se para ocupar a presidência da Câmara Municipal de Lisboa, depois de ganhar as eleições pela via legítima, "Como teria acontecido na Guiné se o Governo português não tivesse interferido directamente nas eleições livres e soberanas da democracia guineense, subvertendo a decisão responsável do povo da Guiné Bissau, para assim poder voltar aos tempos colonialistas imperialistas".
O MRPP apoia directamente a candidatura de Kumba Ialá. "Assim que ouvimos falar em revolução contra o neo-colonialismo, sabíamos que estávamos a ouvir falar um camarada"!
Entretanto, grupos de apoiantes do deposto Presidente guineense já se encontram nas ruas em acções de exaltação espontânea a Kumba Ialá, com cacetes, paus com pregos na ponta e pick-ups Toyota com metralhadoras anti-aéreas montadas, na envolvente da Praça do Município.
Entretanto, e no extremo oposto do país, Pedro Santana Lopes prepara-se para concorrer à Presidência da Câmara de Barrancos. Desmentindo qualquer rumor de que se candidata apenas por não ter outros meios de subsistência após ter sido preterido pelo PSD para a candidatura a Lisboa e por estar crivado de dívidas após muitos anos a viver acima das suas reais capacidades (algo que, más-línguas afirmam só ter sido possível pelo aproveitamento pleno e descarado das benesses atribuídas pelo Estado aos detentores de cargos políticos), PSL afirma que se sente em casa em Barrancos, "onde o Povo resiste sempre às facadas nas costas que permanentemente lhe dão". Afirmando-se "um adepto convicto das potencialidades da mulher alentejana", o antigo Primeiro-Ministro apresenta um programa eleitoral centrado "em fazer obras que sejam um marco para esta vila e a ponham directamente no mapa da Península Ibérica". Fala-se nomeadamente na possibilidade de construir um túnel sob a praça central da vila, para escoar o trânsito durante as festas da vila, em que a atracção central será uma corrida de touros que contará com a presença de um ex-ministro da Defesa no seu alter-ego de Catherine Deneuve e de miúdos do Parque Eduardo VII.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home