Ensaio de petição - para acabar com a injustiça desportiva
Apesar de ser um estilo praticado por milhões de pessoas em todo o Mundo, o estilo de natação "à cão" não é reconhecido pelo COI como um estilo olímpico.
Milhões de pessoas sabem "nadar à cão", e milhares fazem-no todos os dias. É o estilo de natação mais praticado em todo o Mundo, superando largamente o ‘crowl’, ‘bruços’ ou ‘mariposa’ (especialmente este, que deve ser entendido como um estilo de elite, praticado por um grupo restrito de indíviduos). É o estilo mais nadado por pessoas de todos os estratos sociais, em todos os continentes do Mundo e de todas as idades – desde bebés com poucos anos de Vida até cidadãos maduros que nunca tenham aprendido um estilo diferente.
É um estilo capaz de provocar um espectáculo único e televisivo de longa duração uma vez que, dadas as suas especificadades técnicas, o record mundial de 50 metros deve estar na casa dos 3 minutos (incomparavelmente mais do que os 20 escassos seguros de sprint proporcionado pelo ‘crowl’).
É um estilo de desporto saudável e em que, tanto quanto se sabe, não tem sido afectado por problemas de dopagem, passando a imagem de modalidade livre de drogas e de corrupção que faz parte dos objectivos internacionais.
É um estilo que não obriga a investimentos específicos de estrutura, para além dos já existentes e montados para a prática dos restantes estilos, quer em piscina, quer em águas livres (mar).
Considerando os pontos acima, vimos por este meio apresentar uma moção para a inclusão do estilo de natação "à cão" no calendário dos próximos Jogos Olímpicos, a realizar-se em 2008, em Pequim.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home