Tuesday, December 15, 2009

Nova onda de refugiados alarma Mundo

"E então ele foi-se embora. Pôs a sua sacola ao ombro e partiu. Não sem antes olhar em volta, e dar uma última olhada ao vale que fora durante tantos invernos o seu lar. Viu as casas brancas entre as árvores despidas da floresta. O rio a correr pelo vale, com um som saltitante. As encostas das montanhas a flanquear o vale, com os seus topos nevados. Sentiu o ar frio à sua volta, o bafo vaporoso a sair da sua boca. Mas não viu neve no vale. Por isso, o Boneco de Neve, colocou a sua sacola ao ombro e partiu para Norte, onde houvesse mais frio."

O aquecimento global está a provocar uma nova onda de refugiados, à medida que dezenas de milhares de bonecos de neve se vêm forçados a procurar latitudes mais elevadas, em busca do frio. A morfologia dos bonecos de neve está particularmente condicionada para o tempo frio (por isso só aparecem no inverno), uma vez que são feitos de neve e gelo, o que obriga a que vivam num ambiente de temperaturas negativas - com alguma tolerância. A questão da temperatura é ainda mais sensível para questões como a reprodução - toda a gente sabe que, sem neve e frio, é impossível que nasça um novo boneco. "Sentimos o carinho das pessoas, que nos pedem que fiquemos, e que fazem tudo para que estejamos bem e confortáveis - sobretudo as crianças. Mas é impossível sobrevivermos aqui nestas condições" afirmou um boneco de neve questionado sobre esta realidade.

Com o aquecimento global a gerar um aumento de temperatura global de cerca de +2ºC, teme-se que esta onda migratória esteja ainda no início, há medida que mais e mais países e regiões vão caindo dentro das zonas temperadas que não permitem bonecos de neve sustentáveis no inverno. Os governos da Suécia e da Finlândia já se mostraram dispostos a acollher e prestar auxílio a todos os bonecos de neve refugiados, apesar de expressarem preocupação pela dimensão da tragédia, que se teme atinja centenas de milhares de bonecos de neve nos próximos anos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home