Friday, August 05, 2011

Scuola mirandún

Estive a pensar e cheguei a uma conclusão importante! Como forma de preservar a sua cultura e a sua língua, a Câmara Municipal de Miranda do Douro devia abrir um colégio mirandês em Lisboa!

Já estou a ver, as melhores famílias de Lisboa a elegerem a “Scuola Mirandún” como o seu colégio de eleição para dar aos seus rebentos uma educação de escol, incluindo a aprendizagem obrigatória de uma nova língua. Claro que, se calhar, os miúdos não querem aprender mirandês, mas, sejamos honestos, nenhuma criança com 4 anos de idade está realmente interessada em aprender alemão e espanhol e, mesmo assim, diariamente uma catrefada de petizes é despejada por Audi e Mercedes em frente a portões encimados por inscrições impronunciáveis…

Consigo fechar os olhos e imaginar o pátio do colégio – as crianças a brincar à cabra cega, com a sua farda a imitar trajes tradicionais transmontanos, os burros no pátio, os jogos de futebol entre os “Duros do Douro” contra o resto do Mundo. A cantina, com os seus doces de batata, entradas de batata e batata a murro como prato principal, ou a sua alheira mirandesa e chanfana. E os pais, deliciados, a ouvir os filhotes a recitarem a tabuada em mirandês e cantigas de maldizer, e a comentarem com os vizinhos “Num Mundo global é importante dar-lhes uma educação que lhes facilite o contacto com línguas novas”…

0 Comments:

Post a Comment

<< Home