Segundo notícias não confirmadas, a crosta terrestre poderia estar em perigo de afundamento. Este problema será mais sensível e premente nos Estados Unidos, Europa, Índia e Noroeste asiático, onde o peso dos biliões de arrobas usados diariamente no envio de emails estará a ameaçar a estabilidade geológica.
"Muita gente desconhece o facto" afirma João Estorninho, "mas cada mail enviado para um endereço de email pesa exactamente 14,688 quilos. Por isso, cada vez que envia um email para dez pessoas, está, na realidade, a transmitir uma mensagem ao longo do planeta que pesa 11 * 14,688, o peso da mensagem para os dez destinatários mais o peso do seu próprio email". João Estorninho explica em seguida que "foi por isso que se convencionou o uso do símbolo @ no envio de mensagens de email, porque representa o peso exacto de uma mensagem".
O envio diário de biliões de mensagens de emails ameaça assim o equilíbrio geológico do planeta, nomeadamente nas áreas em que há uma maior troca de mensagens electrónicas, e onde já se começa a registar o afundamento da crosta terrestre em áreas de maior densidade tecnológica, como em Silicon Valley e Tóquio. Ao mesmo tempo, algumas cidades mais propensas a fenómenos de instabilidade terrestre, já estariam a impor áreas onde o envio ou a recepção de mails é proibida - nomeadamente em Veneza.
"A verdade é que estes 14,688 quilos por mensagem são uma ameaça descomunal ao Mundo actual como o conhecemos. E se não estamos a conseguir mudar os hábitos da população mundial para combater o aquecimento global, temo pela nossa capacidade em controlar o spam e as longas listas de emails que, muitas vezes, só por si, pesam autênticas toneladas e são um problema sério para a crosta terrestre", rematou João Estorninho.